12/05/2008

Animais do Pantanal


TUIUIÚ ou JABURU
Ave símbolo do Pantanal Mato-Grossense e maior ave voadora do Brasil!
Nome inglês: Jabiru ou Jabiru Strok

Nome científico: Jabiru mycteria

Família: Ciconiidae
Características
O tuiuiú é conhecido também por jabiru, tuiuguaçú, tuinim, tuim-de-papo-vermelho (Mato Grosso), cauauá (Amazônia), tuiuiú-coral e jaburu-moleque.
A palavra “jaburu” em
tupi-guarani é uma alusão ao modo de andar da ave, “da que é inchada”.

O tuiuiú é uma ave grande, que chega a 2,50 metros de envergadura e 8 kg de peso. Tem coloração toda branca, com a cabeça e pescoço nus e negros, o pescoço com uma parte da base vermelha, bico quase negro, e levemente curvado para cima.
É grande voadora, pois se eleva a grande altura em meio a tantas outras, quando ficam fazendo inspeção às áreas alagadiças e onde as águas estão baixando, para atestarem a presença do pescado.
Considerada a ave símbolo do Pantanal, o tuiuiú possui um longo pescoço com uma faixa vermelha, em contraste ao grande bico preto.
Voando, mantém o pescoço esticado e alterna períodos de batimento das grandes asas de mais de dois metros e meio de envergadura, com outros em que planam. Constrói grandes ninhos isolados sobre árvores altas, mas forma grandes grupos para se alimentar.

CURIOSIDADES:
Sua função no Pantanal é muito importante, uma vez que fazem o papel de “limpadores” das áreas porque, em determinadas épocas, o pescado morto é volumoso na região, atingindo milhares de toneladas, e a decomposição é acentuada. Também outras espécies de aves, realizam a limpeza da região, mesmo já iniciada a fase de decomposição.
Fora do período reprodutivo pode ser visto solitário, em pares ou em grupos de até centenas de indivíduos. As maiores populações ocorrem no Pantanal de Mato Grosso, onde foi escolhido como animal símbolo, e no Chaco Oriental, no Paraguai.
Casal de tuiuiús e ninho de tuiuiú (“Ninho do pássaro grande”) na Estrada Parque – Pantanal (MS).

Faz ninhos isolados ou em grupos de até 6, às vezes, junto aos ninhos de outras garças. O ninho é construído com ramos secos e chega a ter mais de 1 m de diâmetro externo. Sempre no alto das árvores do pantanal, esse ninho é trabalhado pelo casal.
A postura consiste em 2 ou 3 ovos, o macho e a fêmea trabalham na incubação e nos cuidados com a prole, às vezes, o ninho é também bastante rico em plumagem, para auxiliar na proteção da postura.

Nenhum comentário: