12/05/2008

Animais do Pantanal



Iguana
Reino Animalia
Filo Chordata
Grupo Craniata
Sub Filo Gnathostomata
Super Classe Tetrapoda
Classe Reptila
Sub Classe Diapsida
Ordem Squamata
Sub Ordem Lacertilia ou Sauria Família Iguanidade
Nome científico: Iguana iguana
Nome comum: Iguana ou “Sinimbu”

Características:
Espécie de lagarto bastante comum nas florestas da América do Sul, Central e em algumas ilhas do Pacífico... Recentemente se tornou muito comum como bicho de estimação... Pertence ao grupo vulgarmente chamado de lagartos. Podem ultrapassar os 2 metros de comprimento, sendo dois terços correspondentes à cauda.
O corpo é robusto pouco comprimido nas laterais; membros fortes, curtos e bem desenvolvidos; dedos finos e compridos. Possuem crista longa no dorso e outra curta na papada na região da garganta. As escamas são altamente variáveis, sendo as da cabeça em geral pequenas e irregulares, as dorsais também são pequenas e as ventrais são maiores e raramente dispostas em fileiras regulares.
Os jovens possuem coloração verde intenso e vai apresentando manchas escuras pelo corpo e cauda na medida em que o animal vai se desenvolvendo. Apresentam enorme escama arredondada embaixo do tímpano, característica determinante na identificação da espécie.
É arborícola e vive na copas das árvores próximas aos cursos d'água. Quando adultas são vegetarianas e quando jovens alimentam-se principalmente de insetos. Colocam ovos em número de 30 a 60 e os filhotes nascem com 20 centímetros. Ocorre em todo território nacional, exceto regiões Sudeste e Sul.
Os iguanas são animais vertebrados cujo esqueleto é ósseo, formado basicamente por carbonato de cálcio, apresentando apenas algumas estruturas cartilaginosas.
- Sua temperatura corpórea depende do meio ambiente, sendo conhecidos cientificamente como pecilotérmicos. Todo o alimento consumido pelos iguanas se destina diretamente às necessidades metabólicas. Assim a quantidade de alimento é sensivelmente menor quando comparada com a de um mamífero de mesmo porte.
- Seu sistema circulatório tende a apresentar uma baixa taxa de oxigênio dissolvido no sangue, devido a anatomia cardíaca que possibilita mistura de sangue venoso e arterial. Com isso os iguanas não são capazes de realizar prolongadas atividades musculares que consumam altas taxas de energia, pois não dispõem de oxigênio dissolvido no sangue o suficiente para se manter nestas condições. Com isso a produção de calor baseada na atividade muscular é muito pequena e limitada.
- Possuem o corpo revestido por escamas ou placas dérmicas. As escamas apresentam uma camada externa rígida conhecida como extrato córneo, formada por uma proteína chamada queratina. A finalidade desta camada é evitar a perda excessiva de água pela pele e dar maior resistência ao atrito destas escamas com o substrato. Conforme o animal cresce a camada velha de extrato córneo é trocada por uma nova e maior.
- Os iguanas possuem um sistema especial para evitar a perda de água do corpo através da transpiração (por meio do extrato córneo) e pela urina (através de glândulas que mudam o PH da urina transformando-a em ácido úrico e retendo a água no interior do corpo). O equilíbrio hídrico é extremamente importante e a retenção de água e consequente desidratação seriam inevitáveis sem os meios descritos acima.

CURIOSIDADES:
As Iguanas são animais diurnos, o que significa que são activas durante o dia. Como todos os outros repteis também são animais de sangue frio. Para se aquecerem permanecem ao sol, geralmente em cima de pedras quentes. As Iguanas verdes têm tendência para uma vida solitária sendo também ocasional observá-las em grupos ao sol.
Como são muito procuradas como animais de estimação, existem actualmente Quintas de reprodução desta espécie para fazer face ao comércio de animais.
Estatuto de conservação e factores de ameaça:
Como muitas outras espécies tropicais a Iguana verde também é ameaçada pela destruição do habitat. Também é vitima do comércio para animais de estimação.Uma outra causa é a caça para fazer face à alimentação de algumas populações da América do Sul.




Nenhum comentário: