11/04/2008

Mico Leão Dourado




MICO LEÃO DOURADO


Nomes comuns: MICO LEÃO DOURADO; MICO LEÃO DA CARA DOURADA; MICO LEÃO PRETO e MICO LEÃO DA CARA PRETA Nomes científicos: Mico leão dourado (Leontoithecus rosalia) Mico Leão da cara dourada (Leontopithecus chrysomelas) Mico Leão preto (Leontopithecus chrysopygus) Mico Leão da cara Preta (Leontopithecus caissara) Nomes em inglês: Golden lion tamarins (Leontoithecus rosalia) Golden headed lion tamarins (Leontopithecus chrysomelas) Black lion tamarins (Leontopithecus chrysopygus) Black-faced lion tamarins (Leontopithecus caissara) Filo: ChordataClasse: MammaliaOrdem: PrimatesFamília: Callithricidae
As quatro espécie de Mico leão ameaçados de extinção; Leontopithecus, (L. rosalia, o Mico leão dourado; L. chrysomelas, o Mico Leão de Cara Dourada; L. chrysopygus, o Mico Leão Preto; e L. caissara, o Mico Leão de Cara Preta) são endêmicos para a floresta Atlântica no Brasil.

Curiosidades:

Uma vez formado o casal, o mico-leão mantém-se fiel. O recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. Após esse período os cuidados ficam por conta do macho. É o pai quem carrega, cuida, limpa e penteia o filhote, a mãe só se aproxima na hora da mamada. O filhote estende os braços e o pai entrega-o para a fêmea. Então ele mama durante uns quinze minutos, mas, mesmo nessa hora o pequeno não gosta que o pai se distancie.

Um comentário:

X disse...

puxa... muito maneiro esse blog... assunto vc vai ter pro resto da vida... heheh abração...

torigames.blogspot.com