11/06/2008



Arara Azul
Nome científico: Anodorhynchus hyacinthinus Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: PsittacidaeHabitat: Buritizais, matas ciliares e cerrado adjacente.Nome comum: Arara Azul
Características: Assim como todas as 18 espécies de arara possui bico forte, língua carnosa e cauda longa em forma de espada. São menos dotadas que os papagaios para a fala e conseguem aprender apenas algumas palavras isoladas.Alimentam-se de sementes, frutas, larvas e insetos.A época reprodutiva vai de novembro até janeiro. Os ovos são postos na primavera e os adultos alimentam os filhotes regurgitando a comida. Com seis meses de vida as araras já são adultas, mas a maturidade para reprodução é a parir dos 3 anos. Podem viver de 30 a 40 anos.Hoje, a arara azul faz parte da lista de animais em extinção devido à caça e a destruição do meio ambiente.
Curiosidade:
No verde que caracteriza a paisagem pantaneira, a arara azul se destaca por voar em pares ou em grupo de até 60 indivíduos.No final da tarde, elas se reúnem em locais chamados "dormitórios", que funcionam como "centros de troca de informação".As araras-azuis nascem frágeis e somente com três meses de vida se aventuram em seus primeiros vôos. Apenas com sete anos de idade a arara azul começará sua própria família. Em média, a fêmea terá dois Filhotes e passará a maior parte do tempo no ninho, cuidando da incubação dos ovos que têm o tamanho de um ovo de galinha. O macho se responsabilizará por alimentá-la. A dieta da arara azul é bastante energética. A espécie se alimenta das castanhas retiradas de cocos de duas espécies de palmeira: acuri e bocaiúva.

Nenhum comentário: