11/28/2008

Tamanduá Bandeira



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Myrmecophagidae
Espécie: Myrmecophaga tridactyla
O tamanduá bandeira é um animal que não tem dentes. Alimenta-se de formigas, cupins e larvas de besouros chegando a comer cerca de 30.000 insetos por dia. Sua língua longa e pegajosa facilita na captura dos bichinhos. É um animal solitário que se aproxima de outro animal somente na hora do acasalamento e da amamentação. Passam a maior parte do dia dormindo enrolado em sua calda e sai à procura de alimento à noite. Quando se sente ameaçado, usa suas garras dianteiras para se defender. A gestação de uma fêmea é de 190 dias, nasce um animal de 1,3 kg que a
mãe carrega em suas costas até pouco depois do desmame; cerca de 6 a 9 meses. É um animal ameaçado de extinção pelo homem.
CURIOSIDADES
Sua marcha é vagarosa, dificultada pelas garras que são voltadas para dentro, evitando o desgaste das unhas no contato com o solo, pois é com elas que escava os formigueiros e rompe os duríssimos cupinzeiros.
Ele é um mamífero quadrúpede assim como a vaca, o cavalo ou o cachorro. Mas nenhum bicho desse mundo pode ser confundido com um tamanduá: o bico fino e comprido, o corpo peludo e magro e o rabo que parece um espanador de pó fazem do tamanduá um bicho muito diferente.
Mais impressionantes são os hábitos alimentares desse bicho: o tamanduá é um aspirador de formigas. Como não é preciso muito esforço para comer formigas (e também cupins, que eles adoram), os tamanduás são banguelas, não têm nenhum dente na boca comprida e fina. E olhe que não ter dentes é coisa rara entre os mamíferos! Eles quase sempre possuem mandíbulas com duas fileiras de dentes. Para aprisionar os insetos, o tamanduá usa a sua língua fina, comprida e gosmenta.
Trabalho mesmo o tamanduá tem para abrir o formigeiro e o cupinzeiro. Para isso ele usa as garras das patas dianteiras, que normalmente têm três dedos. O esforço vale a pena: eles chegam a comer até 30 mil formigas por dia!

Nenhum comentário: