11/04/2008

Macarajá

NOME COMUM: Maracajá
NOME EM INGLÊS: Margay
NOME EM ESPANHOL: Gato Margay
NOME CIENTÍFICO: Felis wiedii
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
CARACTERÍSTICAS: Comprimento: 60 cm, mais 40 de cauda A fêmea é menor que o macho. Peso: Alcança entre 3 a 5 kg Ocorrência Geográfica: Em todos os estados brasileiros
Categoria/Critério:
Espécie ameaçada pela destruição de habitat caça ilegal, área de distribuição restrita, populações pequenas.
Descrição: Dorso amarelo-queimado e acinzentado na cabeça. Linhas e manchas arredondadas e listras negras distribuídas pelo corpo. Anéis completos na metade final da cauda. Alto da cabeça e lados da cara amarelados. Possui manchas brancas sob os olhos e na parte externa das orelhas. Orelhas redondas. Olhos muito grandes. Hábitos: Sobe com facilidade em árvores e é a única espécie que desce com a cabeça para baixo como os esquilos. Espécie primordialmente noturna, terrestre e arbórea, solitária.Alimentação: Alimentam-se de pequenos mamíferos, aves e répteis. Ocorre em matas pouco perturbadas em todo território nacional, exceto região Nordeste.

Curiosidades: o gato-maracajá é o único felino da América, cujas articulações giram o suficiente para ficar de cabeça para baixo em árvores com as patas voltadas para o tronco, como um esquilo.
O felino pode caminhar nas ponta dos galhos e dos arbustos.

Nenhum comentário: