11/25/2008

Cerrado



O cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, presente nos estados de Goiás, Tocantins, sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste e norte de Minas Gerais, oeste da Bahia e todo o Distrito Federal.
A sua vegetação é típica de climas tropicais, com duas estações de ano bem definidas: verão bem chuvoso e o inverno bem seco. Com um solo pobre em nutrientes e ao mesmo tempo rico em metais como alumínio e ferro, o cerrado abriga plantas e espécies arbustivas de aparência seca. Tendo a predominância de gramíneas, árvores de tamanho médio, e também o cerradão uma área que tem maior
predominância florestal, as árvores e plantas do cerrado têm características bem específicas como, galhos tortuosos e ásperos, raízes longas e resistentes que ajudam na contenção e na absorção da água. Essas características são totalmente adaptadas ao clima do cerrado, tendo como principal referência desta adaptação a aparência da vegetação no tempo da seca, onde as árvores e as plantas O cerrado possui cerca de 10 mil espécies de vegetais, 837 espécies de pássaros e 161 tipos de mamíferos.Os vegetais predominantes são, o barbatimão, o pau-santo, a gabiroba, o pequizeiro, o araçá, a sucupira, o pau-terra, a catuaba e o indaiá. Nas nascentes de águas possuem diversos cercados de buritis que deixam o local com um belo aspecto visual formando as famosas veredas de buriti. Em volta dos rios se tem as matas ciliares onde árvores com um porte mais avantajado ficam nas margens dos rios criando aspectos naturais exclusivoscontinuam verdes e as flores não param de crescer.

Nenhum comentário: