11/24/2008

Asa Branca


Nome Vulgar:
Asa branca, Pombão
Nome Científico:
Patagioenas picazuro
Classe:
Aves
Gênero:
Patagioenas
Espécie: picazuro

Descrição: Antes possuía o nome científico de Columba picazuro. Também conhecida como Pomba trocaz, Pomba trocal, Pomba carijó (Rio Grande do Sul), Pomba verdadeira ou Pomba asa branca. É uma das maiores espécies da família no País. Possui o lado superior da asa atravessado por uma faixa branca mais visível em vôo, apresenta um semi-colar escamoso e brilhante restrito ao pescoço superior (nuca), anel perioftálmico com algum vermelho. O bico é da cor de chumbo. Comprimento médio de 34cm. As vezes pode ser vista no chão, é uma ave migratória. Alimenta-se de sementes e pequenos frutos geralmente coletados no solo. Nidifica em todos os meses do ano no sudeste do Brasil. Os casais fazem ninhos em territórios demarcados pelo macho em vôos altos e com batimento especial das asas. Constrói o ninho em árvores e a cerca de 3m do solo ou na parte baixa de uma árvore de cerrado na borda de cerradão, o ninho é achatado com gravetos frouxamente entrelaçados. O material do ninho é quebrado dos ramos secos no topo de árvores ou pego no chão. O único ovo, branco, é incubado por 16 a 19 dias pelo casal que também se ocupa da criação do filhote.

Curiosidades:

O filhote saindo do ninho é semelhante aos pais, um pouco menor e com a faixa branca da asa quase inexistente. Após o período reprodutivo associa-se em bandos, executando migrações. Habita capões, matas de galeria, caatinga, capoeiras, cerrado, campos, matas ciliares e áreas urbanas. Ocorre do nordeste ao Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bolívia, Argentina e Paraguai.
A Asa Branca se tornou símbolo do sofrimento do povo nordestino com a seca. Luis Gonzaga, famoso artista local, imortalizou a ave na canção que leva seu nome.

Nenhum comentário: